Powered by WP Bannerize

Danúbia Divina - Tudo sobre o novembro azulDanúbia Divina - Tudo sobre o novembro azulDanúbia Divina - Tudo sobre o novembro azul

Campanha “Novembro Azul” conscientiza homens sobre o câncer de próstata

A doença é o sexto tipo de câncer mais comum no Brasil e o segundo mais frequente em homens.

Bom dia a todos vocês!!! Mais uma vez quero falar de um assunto muito sério ATENÇÃO HOMENS e mulheres também!

Informação é o que não falta nos dias de hoje. E no mês passado falei aqui no Blog sobre o Outubro Rosa, mas é algo a ser considerado o ano todo. O mês é só uma forma de conscientização.

Após a campanha de conscientização “Outubro Rosa”, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, foi lançado no dia 30 de Outubro a campanha mundial “Novembro Azul” com o lema: “Homem que é homem se cuida”. A iniciativa, que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil, tem como objetivo sensibilizar e conscientizar homens sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Durante a campanha “Novembro Azul”, os homens com mais de 45 anos são orientados a procurar um urologista ao menos uma vez por ano e, também, a realizarem os exames preventivos. Já os homens negros ou com histórico da doença na família são aconselhados a tomarem esses cuidados a partir dos 40 anos, já que é um grupo que apresenta maior incidência da doença.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença, que pode demorar a se manifestar, acontece quando as células da próstata começam a se multiplicar de forma desordenada. Por isso, é de suma importância que os homens façam exames preventivos constantes para que o câncer não seja descoberto em estágio avançado e fatal.

Danúbia Divina - O que é Novembro Azul?

O calendário de atividades do Novembro Azul 2014 conta com diversas ações em todos os estados brasileiros. São realizadas palestras informativas para leigos, atividades em estádios, intervenções em eventos populares, pedágios em locais de grande circulação e um fórum tanto no Senado Federal, quanto no Congresso Nacional. Além disso, vários pontos turísticos e monumentos são iluminados.

Dados:

- A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para o câncer de próstata em 2014 é de 68.800 novos casos, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos;

- Número de mortes em 2011: 13.129, ou seja, um óbito a cada 40 minutos;

- No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma);

- Em valores absolutos é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres;

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) / Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).

Gente, ontem ao assistir um documentário sobre o assunto eu me assustei, de cada 6 homens 1 morre de câncer de próstata! Sabe o porquê da taxa de mortalidade tão alta?

Porque os marmanjos morrem de medo de ir ao médico, não perdem tempo com exames e prevenções.

Aí vai o meu recado a vocês: “Homem que é homem se cuida”.

Um novembro azul repleto de consciência e exames a todos vocês!

Grande Abraço!

  1. Ricardo 18 de novembro de 2014 às 11h14
    Gostei das estatísticas fazem com que a gente fique mais ligado.
  2. Danúbia Divina Q M Reschke 23 de novembro de 2014 às 02h57
    É muito sério...que bom que você viu, espero que tome as devidas providencias. bjos


Seu email não será publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *