Powered by WP Bannerize

foto 1 (1) Boa noite, meninas! Como todas sabem estou investindo pesado nos exercícios para cuidar mais ainda do corpo e ainda servir de inspiração para muitas. Mas, mais importante ainda, é vocês entenderem a importância de se fazer exercícios. E é sobre isso, que iremos falar hoje. Uma boa parcela das pessoas que sabem da importância de praticar atividades físicas não gostam de academia e muito menos de exercícios com pesos e barras. Se você se identificou com esse grupo, uma dica: antes de jogar a toalha e se acomodar no sofá, saiba que é plenamente possível usar a fitball – aquela bola suíça muito usada no Pilates e em exercícios de alongamento – para colocar o corpo em forma. Além de trabalhar habilidades como postura, equilíbrio, força muscular e coordenação, a fitball pode ser usada para relaxar o corpo inteiro depois de uma sessão de malhação intensa e lúdica. Fim da moleza A principal vantagem da fitball é que ela se baseia no princípio da instabilidade. Ou seja, para conseguir realizar os movimentos sobre ela, antes é preciso buscar equilíbrio. Por causa disso, o trabalho das fibras musculares é bem mais intenso. O desequilíbrio aumenta não só o esforço do músculo exercitado, mas de toda a musculatura responsável pela sustentação e pela manutenção do tronco. Sendo assim, além de definir as formas, realizar um treino sobre a bola pode ajudar a melhorar a postura. De quebra, garantem os professores, ainda dá para notar que a coordenação e o equilíbrio ficam mais apurados. Sem erro Na academia ou loja de esportes as pessoas geralmente se deparam com três tamanhos diferentes de bola: a menor tem 55 cm de diâmetro, a média tem 65 cm e a maior, 75 cm. De acordo com José Kawazoe, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), para escolher qual usar não há segredo: “O tamanho ideal deve permitir que, ao sentar sobre o objeto, os dois pés fiquem apoiados no chão e os joelhos se mantenham flexionados em um ângulo de aproximadamente 90°”. Ainda segundo o especialista em medicina do esporte, assim como acontece com qualquer outra atividade, os exercícios na bola devem ser orientados por um profissional de educação física ou fisioterapia, pois erros na execução dos movimentos podem acarretar problemas. Os professores recomendam que: Antes de se exercitar sozinha é preciso contar com um profissional para ensinar, corrigir, dosar o esforço e verificar sua autonomia. Definição sem marasmo Eu adoro e recomendo o uso da bola para manter a forma e relaxar o corpo. Para mim, as aulas com o equipamento são excelentes pedidas para diversificar e otimizar o treino. Dá para trabalhar o corpo inteiro, assim como na musculação. A vantagem é que, em vez de fazer o músculo crescer, os exercícios na bola resultam em maior definição e firmeza. Sem falar que não são nada monótonos! Como a aula é feita em circuito (sem descanso entre uma série e outra) e é preciso se esforçar muito para manter o equilíbrio sobre a bola, ela lembra que a queima de calorias tende a ser maior do que na musculação. Ainda que a atividade seja “puxada”, a atividade proporciona diversão e bem-estar. É muito gostoso se acomodar e rolar na bola. No final da aula me sinto até mais relaxada. BOM TREINO!! Obs.: Esse macacão top é da Kasual (adoro!), e os clicks são do querido Samuel Neto.


Seu email não será publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *